sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Treinando Desenho Linear 2

Este eu fiz usando mais o pincel. A pena eu usei apenas nos detalhes da roupa.


Percebi que o pincel da muito mais movimento e volume nas formas pois sua variação de espessura no traço é bem maior que a da pena, sem falar que o processo é bem mais espontâneo, surgindo variações de volume que você sequer havia planejado fazer, mas que no fim ficam boas. O pincel também torna o processo mais rápido, pois ele carrega mais tinta do que a pena, evitando ter que ficar constantemente voltando ao tubo de nankim.

abs

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Treinando Desenho Linear 1

Comecei a treinar desenho linear usando tinta naquim, bico de pena e pincel. O desenho linear  acontece quando todos os degradês e tons de cinza são feitos com linhas e não com manchas. As hachuras são o recurso usado para simular os diferentes tons de cinza, ao contrário do grafitte e da aquarela onde os tons se misturam e se espalham no papel de forma mais contínua e menos abstrata.

Ainda to no clima das olímpiadas, hehe. Segue um desenho de ginastica ritmica com corda.


Esse foi todo feito com pena 800 Keramik, que comprei por 4,90. Só usei o pincel nas áreas chapadas.



Desenho linear me faz lembrar a época saudosa de quando estava no Made in PB. Os desenhos de quadrinhos de super heróis geralmente são feitos assim e colorizados depois no computador.

Eu ainda gosto muito desse resultado. Gosto do alto contraste da tinta com o branco do papel, da pra fazer uma iluminação bem dramática desse jeito, a exemplo dos quadrinhos do Hellboy(um dos meus favoritos).

Esses traços em volta da ginasta são exercícios de hachura que fiz para pegar intimidade com o material. Os de baixo foram feitos com a pena, os de cima com um pincel acrilex 00.



Tomei por base essa bela foto:

Drielly Saltoé, da Ginástica Rítmica

Gosto de desenhar atletas olímpicos porque me dão uma boa referência de anatomia.

abs




quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Treinando Aquarela 16

Dessa vez desenhei um jogador de voley sacando. Gostei do resultado. Acho que estou conseguindo reproduzir detalhes sem perder a espontaneidade da aquarela. Mas ainda tem muito chão pela frente. Ainda quero experimentar mais em deixar o branco do papel aparecer como luz.




sábado, 25 de agosto de 2012

Treinando Aquarela 15

Essa eu fiz observando uma foto da Daiane dos Santos.



Na do lado esquerdo acho que as sombras ficaram muito marcadas, não ta com cara de aquarela. A segunda gostei mais, apesar de ter forçado um pouco na anatomia, com pernas muito longas e tronco curto.

Esse desenho fiz no lado mais liso do papel canson de aquarela. Descobri que da pra usar os dois lados sem problemas. Um bloco de 12 folhas rende na verdade 24 páginas de desenho.

O lado mais liso é mais interessante para aquarelas mais detalhadas e pequenas. O lado mais áspero serve melhor para aquarelas maiores e mais espontâneas. As ranhuras também aumentam a quantidade de efeitos que se pode conseguir.

No lado liso também fiquei livre de alguns defeitos indesejados, como manchas brancas e falta de uniformidade na aplicação da tinta. Nele a tinta se espalha mais fácil.

Outra coisa que aprendi é que é melhor ter tinta suficiente no pincel para se poder cobrir a área que se deseja de uma vez só. Assim você evita marcas e uniformidades em áreas que deveriam apresentar um tom contínuo.

abs

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Desenho antigo2


Um desenho antigo do scketchbook. Desenho de observação, iluminação inventada, hehe.



sábado, 18 de agosto de 2012

Mulher sentada

Desenho feito com hidrocor sobre papel couche (dica do amigo Alisson Ricardo). O esboço foi feito a partir da observação de uma mulher sentada. Não fui totalmente fiel a pose dela, pois é lógico que ela não estava olhando pra mim como no desenho (viu Tamires Ramalho?), rsrs.


abs

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Treinando Aquarela 13

Andei meio doente essa semana e os estudos minguaram. Pra sair do marasmo seguem umas experimentações que fiz de árvores em estilo aquarela no computador:



O Resultado não está muito aquarela pois as pinceladas ainda estão muito marcadas, mas foi o melhor que consegui com uns pinceis gratuitos que baixei, ainda não tenho a manha de configurar meus próprios pinceis.


Alguém conhece um programa que simule aquarela com mais fidelidade? Que simule a tinta se espalhando? Já usei o Painter da corel mas faz muito tempo, não lembro se ele é bom nisso.

abs