quarta-feira, 6 de junho de 2012

Treinando aquarela 2

opa,

Seguem umas imagens das minhas últimas treinadas de aquarela.

Como disse na postagem anterior estou estudando através de vídeos que encontro no youtube.

Esses arbustos foram baseados nesse vídeo:

A primeira coisa que aprendi com essa lição foi a importância de conhecer as cores. No vídeo o professor usa apenas 3 cores básicas(Cadmium Red, Cadimium Yellow e Ultramarine Blue) para obter todo o "Range", gama de cores que usará na pintura.
Acontece que a minha pequena paleta de cores não possui nenhuma dessas. Ela tem dois vermelhos, mas nenhum é Cadimium Red, mesma coisa pro azul e pro amarelo. Mesmo percebendo isso resolvi seguir em frente achando que conseguiria um resultado parecido se misturasse uma cor com outra. O resultado foi esse:


Tive um trabalho danado misturando as cores e no final ficaram bem diferentes do original. Segue as misturas que fiz até chegar na paleta que usei:



Mesmo usando essa paleta, percebi que outras cores que obtive e que não usei, possuíam propriedades que se aproximavam das cores do professor, como os dois verdes no canto superior direito que possuem uma certa quantidade de vermelho chegando a um resultado mais "musguento", ou o segundo amarelo do topo, mais encorpado, menos esverdeado, mais queimado.

Enfim, a lição que aprendi é que existem diferentes tipos de cada cor, com propriedades diferentes e sua interação umas com as outras vai dar resultados inesperados. Por isso, acho que é importante conhecer bem as cores. Não estou falando de decorar os nomes, isso vem com o tempo, mas falo de reconhecer a composição de uma cor só de olhar pra ela. "Esse amarelo tem um pouco de vermelho, e não é qualquer vermelho" ou " esse azul tem vermelho, se retirada a saturação ele vai tender pro roxo", etc. É como se fosse um músico que tira uma música de ouvido: a primeira impressão é que o cara tem um dom, mas na verdade ele tem tanta prática que já conhece os vários resultados das notas e suas composições. Acho que  é mais uma questão de tentativa e erro.

Outra coisa: possuir as cores certas e conhece-las evita que você perca muito tempo ou se fruste, fazendo experimentações que não dão certo. O professor com apenas 3 cores resolveu o problema dele, eu tive que  usar quatro ou cinco e não cheguei nem perto. Usando o computador, como costumo fazer, esse processo é muito rápido e a magia do crtl+z ajuda bastante, mas usando tinta e papel o que podia ser um passeio no parque se transforma numa volta ao mundo.

Tenho mais coisas pra escrever sobre essa lição dos arbustos e vou postando ao longo da semana.

Segue um desenho que fiz entre um exercício e outro. Estou fazendo sempre esses desenhos livres pra desopilar dos exercícios e experimentar o que venho aprendendo com eles:


abs

Nenhum comentário:

Postar um comentário