segunda-feira, 11 de junho de 2012

Treinando Aquarela 4

Salve,



Nessa segunda tentativa desencanei de querer fazer fiel ao vídeo. Como não tenho (ainda) as mesmas tintas usadas pelo professor, decidi usar as tintas que tenho, sem tentar reproduzir as dele. Gostei do resultado apesar de estar bem diferente do vídeo.

  • A luz aqui está mais forte e mais tropical, graças ao amarelo que usei de base.
  • A perspectiva atmosférica no arbusto da esquerda funcionou melhor já que ele não ficou demasiado sem detalhe ou definido demais. Ficou harmonioso com a profundidade gradativa do conjunto.
  • O conjunto ficou mais uniforme em termos de pincelada e espalhamento da tinta. Não tem aquelas áreas suavizadas demais em contrastes com áreas marcadas demais, como no anterior. E a direção das pinceladas ajudou na impressão de folhas e volume de cada arbusto.
Porém, ainda existem certos defeitos, como aqueles que apontei no post anterior:

  • Aparição de áreas esbranquiçadas (quase sem pigmento)
  • A impressão de folhas pode melhorar. No vídeo o professor usa um pincel de cerdas mais estragadas para golpear com pigmento as áreas molhadas, isso pode ajudar a melhorar o efeito.
Essa tentativa me fez perceber outra coisa a respeito da aquarela: existem maneiras diferentes de se trabalhar com aquarela. Pode ser com mais água, conseguindo um efeito mais transparente e distorcido, ou pode ser com menos água e mais pigmento, conseguindo formas mais definidas e opacas. No primeiro exercício usei mais água e neste usei menos água.

Eu percebi que minha preferência é por usar mais pigmento deixando a aquarela mais opaca.

Seguem duas aquarelas de artistas diferentes para ilustrar melhor o que quero dizer:


Edgar Vasquez_Estúdio
João Barcelos_ Mosteiro de São Bento

Quanto ao Edgar Vasquez, me identifico mais com o estilo que ele faz a aquarela, acho que por gostar de quadrinhos que nem ele. Lembro inclusive de uma oficina que ele ministrou aqui em João Pessoa, onde comentou que não considera o que faz aquarela, no sentido mais estrito da palavra, justamente por buscar mais definição das formas. (Espero que minha memória não esteja pondo palavras na boca dele, hehe, mas acho que foi isso que ele disse)

bom, é isso,
inda tem arbustos por aqui,

até a próxima
abs


2 comentários: