Como comentei na postagem anterior, andei fazendo uns estudos das técnicas de aquarela (as várias formas de aplicar a tinta e a água no papel para conseguir efeitos diferentes).
Encontrei esse tutorial da Lorraine Watry, uma mestra da aquarela:
Muito legal, abriu minha mente para a versatilidade dessa técnica de pintura.
Mas como só teoria não basta, pus a mão na massa e fiz minha própria folha de técnicas seguindo o modelo da professora. Não reparem nas diferenças, pois além de eu estar começando, os materiais usados por ela são muito melhores. Com esse exercício percebi o quanto os materiais influenciam no resultado final. Segue meu exercício:
As maiores dificuldades que encontrei foram essas:
- Detail Painting: Meu pincel não é macio o suficiente para conseguir esse efeito de largo e fino na mesma pincelada.
- Pushing Out Pigment: Aqui novamente tive problemas com o pincel, mas na verdade aconteceu porque eu não tinha um pincel chato. Catando nas minhas tralhas encontrei um que eu havia usado para passar cola e as cerdas estavam secas e rígidas. Esse é um dos motivos do resultado ter passado longe daquele do vídeo.
- Sand Paper/Water Color Pencil: Mais uma vez tentei fazer gambiarra e a coisa saiu errado. Não tinha lixa pra raspar o lápis aquarelado, dai fiz a ponta com um apontador de bojo e joguei as raspas na pintura (hauahuaha, não tinha como dar certo)
- Water Splatter Blooms: Essa não entendi direito, se alguém entender por favor me diga, =).
- Opaque vs Transparent: Nesta eu não possuia as tintas certas. Então tentei com as que tinha e percebi que ambas ficaram transparents. Não testei com as outras, mas suspeito que vai dar na mesma, porque desconfio que essa tinta não tenha qualidade para ficar opaca.
O próximo passo é fazer pinturas de temas utilizando e mesclando essas técnicas, para me familiarizar com elas.
abs
Nenhum comentário:
Postar um comentário